quarta-feira, 8 de abril de 2009

"Novu Gloçário de Protuguês".......


Com o novo Acordo Ortográfico ficam aqui alguns exemplos de palavras que todos nós nos devemos habituar a pronunciar...............

Alevantar - O acto de levantar com convicção, com o ar de "a mim ninguém me come por parvo!... alevantei-me e fui-me embora!"

Amandar - O acto de atirar com força: "O guarda-redes amandou a bola para bem longe".

Capom - Porta de motor de carros que quando se fecha faz POM!

É assim... - Talvez a maior evolução da língua portuguesa. Termo que não quer dizer nada e não serve para nada. Deve ser colocado no início de qualquer frase. Muito utilizado por jornalistas e intelectuais.

Há-des - Do verbo 'haver' na 2ª pessoa do singular: "Eu hei-de cá vir um dia; tu há-des cá vir um dia... "

Númaro - Também com a vertente 'númbaro'. Já está na Assembleia da República uma proposta de lei para se deixar de utilizar a palavra NÚMERO, a qual está em claro desuso. Por mim, acho um bom númaro!

Parteleira - Local ideal para guardar os livros de "Protuguês" do tempo da escola....

Perssunal - O contrário de amador. Muito utilizado por jogadores de futebol. Ex.: "Sou perssunal de futebol". Dica: deve ser articulada de forma rápida.

Pitaxio - Aperitivo da classe do "mindoím".

Quaise - Também é uma palavra muito apreciada pelos nossos pseudo-intelectuais...Ainda não percebi muito bem o quer dizer, mas o problema deve ser meu.

Stander - Local de venda. A forma mais famosa é, sem dúvida, o "stander" de automóveis.O "stander" é um dos grandes clássicos do "português da cromagem"...

Sem comentários: