quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Invictus - O Filme do Ano


África do Sul, 1994. Nelson Mandela é empossado Presidente nas primeiras eleições inter-raciais e inicia a árdua missão de sarar as feridas de 42 anos de "Apartheid": as suas e as de todo um País. Com a ajuda de François Pienaar (Matt Damon), capitão da Selecção Sul-Africana de Rugby, Mandela (Morgan Freeman) inspira um País inteiro, ainda consumido pela divisão entre negros e afrikanders (descendentes dos colonos europeus).
Confiante que poderia pôr todos a olhar na mesma direcção, Mandela usa a equipa dos Springboks como símbolo da união nacional, levando-a até à final do Campeonato do Mundo de Rugby de 1995. É então que, contra todas as probabilidades, a África do Sul vence a partida contra a fortíssima formação da Nova Zelândia e torna-se campeã do mundo. Uma história verídica, realizada por Clint Eastwood, que mostra como a inspiração para algo grandioso pode ser encontrada nas pequenas conquistas de um povo.

P.S. - Um filme a não perder: sobretudo para quem gosta de Nelson Mandela, como eu, quem gosta de Matt Damon, como eu, quem gosta de Clint Eastwood, como eu e também quem gosta de Rugby, como eu......
Estreia amanhã.

1 comentário:

Anónimo disse...

Podes-me sempre convidar para ir contigo.....
Bjs