quinta-feira, 7 de julho de 2011
Códice Calixtino Roubado
Pode ser considerado o roubo do século. O Códice Calixtino, ou Codex Calixtinus, um livro manuscrito, datado do século XII e de valor incalculável, desapareceu da Catedral de Santiago de Compostela, em Espanha.
O livro encontrava-se normalmente guardado na câmara blindada do arquivo da Catedral, de onde foi retirado para ser mostrado pela última vez há cerca de dois meses.
O seu desaparecimento foi detectado na terça-feira passada, e os investigadores pensam que pode tratar-se de um roubo realizado por um grupo contratado por algum coleccionador ou traficante de objectos deste tipo.
O Códice é o mais antigo e conhecido guia para peregrinos do caminho de Santiago, e é composto por cinco livros e dois apêndices, encadernados desde 1964 num único volume.
Criado para promover a devoção ao apóstolo Santiago, o Códice inclui informação e conselhos para os peregrinos, como possíveis alojamentos, descrições das várias rotas, das obras de arte e patrimoniais que se podiam visitar.
O seu desaparecimento representa uma das maiores perdas de património histórico e artístico de não só de Espanha, mas de todo o mundo.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário