quinta-feira, 12 de abril de 2012

Leitura Obrigatória



Sob a ameaça constante dos guerrilheiros maoístas do Sendero Luminoso, o cabo Lituma e o seu adjunto Tomás vivem num acampamento mineiro das montanhas do Peru, onde inexplicáveis e obscuros desaparecimentos lhes prendem o interesse.
Paralelamente, a vida pessoal de ambos - sobretudo o reaparecimento de um antigo amor de Tomás -, intrometer-se-á profundamente na investigação.
O drama real das comunidades peruanas, nos anos 80, reféns da organização paramilitar de esquerda, e as dúvidas pessoais dos personagens cruzam-se durante todo o romance, tornando Lituma nos Andes uma obra ímpar no percurso literário de Mario Vargas Llosa, mas também uma das suas mais ferozes críticas à violência estrutural que afectou o Peru durante tantas décadas.

P.S. -  Lituma nos Andes é o meu segundo livro de Mario Vargas Llosa e começo a familiarizar-me com a sua escrita. Sim, porque os livros dele não são fáceis de ler, a forma como ele encadeia as diversas histórias em diversos tempos exige concentração. Neste livro, à semelhança do outro que li dele (A Festa do Chibo), a minha primeira reacção é de estranheza e penso sempre que não gosto muito dele. No entanto, a verdade é que, em ambos os livros, fui sendo conquistado, sem que me apercebesse disso, e no fim... no fim gosto e muito dos livros dele. Não é um escritor fácil, não é um escritor vulgar e óbvio. O que ele é, é um escritor inteligente, criativo e cativante.

Uma obra obrigatória em qualquer biblioteca.

Tema dos Jogos Olímpicos


O tema «London Calling» da banda britânica The Clash foi escolhido para promoção dos Jogos Olímpicos de 2012, que vão realizar-se em Londres.
Segundo o site da «BBC» a escolha não ficou livre de polémica devido à letra, que aborda os problemas da sociedade londrina da altura em que a música foi feita, em 1979.
Mas há quem tenha a opinião de que a canção ganhou uma dimensão ícónica - imediatamente reconhecível pelos primeiros acordes e pelo primeiro verso - que (já) ultrapassa o (simples) plano de protesto social com que Joe Strummer compôs a letra.
Marcus Gray, autor de um livro sobre a banda, defende a escolha de «London Calling» e afirma que se tornou um clássico representativo da cidade e um exemplo de uma canção que se tornou familiar para Londres e seus habitantes. É instantaneamente reconhecida e é o convite perfeito para uma visita à capital e a este grande evento desportivo.

É mais um reconhecimento da importância da "only band that matters"....

terça-feira, 3 de abril de 2012

Ginasta com ...86 Anos!!!!!

                       

Aos 86 anos, Johanna Quaas é avó e também é ginasta. A senhora participou recentemente no campeonato mundial de ginástica na cidade de Cottbus, na Alemanha.
Apesar da sua idade, Johanna mostrou toda a sua elasticidade e flexibilidade, tendo sido aplaudida de pé pelo público presente no evento.
A «Avó Ginasta», como é conhecida na Internet, começou a praticar ginástica rítmica aos 30. Agora, aos 86 anos, surpreende pela sua agilidade e força de braços, demonstrada nas paralelas e também nas rodas, saltos e pinos.