quinta-feira, 10 de maio de 2012

Anthony Bourdain em Lisboa




O chef, escritor e apresentador norte-americano Anthony Bourdain esteve em Portugal, em gravações para o seu programa de viagens e gastronomia “No Reservations”, que é transmitido na SIC Radical. 
Durante a sua estadia, Anthony Bourdain não só experimentou algumas iguarias culturais portuguesas, como bifanas e polvo, mas também ficou a conhecer outros marcos nacionais como o fado e a obra de António Lobo Antunes, com quem se encontrou.
Depois de uma semana de filmagens, Bourdain falou, numa conferência de imprensa, sobre o que veio à procura – e o que encontrou.
“Não estamos aqui para mostrar de forma imparcial os melhores lugares de Lisboa, nem para dar a última palavra em televisão sobre os sítios mais importantes e mais pitorescos. Há outros programas de viagem que fazem isso. O que nos interessa é saber onde é que vocês vão às duas da manhã quando estão bêbados”, explicou.
Em Lisboa, Bourdain sabia que queria falar com António Lobo Antunes. “É um autor que admiro muito”, explica, acrescentando: “e sinto-me muito honrado por ele aceitar. [No encontro, numa casa de fados] esqueci-me completamente das câmaras – só queria falar com o tipo que escreveu alguns livros que eu considero clássicos magníficos e intemporais. É uma conversa que hei-de recordar a vida toda.”
O outro encontro perfeito foi com a banda musical Dead Combo: “Os Dead Combo são exactamente a banda com a qual deveríamos estar”, afirmou Bourdain.
Quanto à comida, ficou-lhe na memória o polvo que foi pescar e comer com uma família de pescadores – “comemo-lo grelhado, com batatas cozidas, azeite, um pouco de alho, e vinho barato mas delicioso”. Camarões grelhados com sal e azeite – “de cortar a respiração”. E, claro, as bifanas de porco.
“Mas também comi coisas óptimas, feitas por chefes modernos, que estão a tentar levar a comida portuguesa para o futuro, mas ao mesmo tempo honrando as tradições”, contou.

P.S. - O programa, filmado em Lisboa, passou no Travel Channel no dia 30 Abril de 2012, quem não teve oportunidade de vê-lo pode visualizar o vídeo acima. Fantástico!!!!!!

Sem comentários: