terça-feira, 21 de julho de 2009

Grande Bocage

Manuel Maria de Barbosa L´Hedois du Bocage foi um grande poeta português do século XIX e o maior representante do Arcadismo Lusitano. A sua obra é caracterizada, na forma, por um vocabulário erudito, e na linguagem pela utilização, por vezes, do pior calão vernáculo existente à época (...).
Quem não se lembra das célebres anedotas picantes do Bocage???
Fica pois aqui uma "estória" brilhante que sucedeu com o poeta:

- Conta-se que Bocage, ao chegar certo dia a casa, ouviu um barulho estranho vindo do quintal. Chegado lá, constatou que um ladrão tentava levar os seus patos de criação.
Aproximou-se vagarosamente do indivíduo e, surpreendendo-o ao tentar saltar o muro com os seus amados patos, disse-lhe:

-Oh, bucéfalo anácrono! Não te interpelo pelo valor intrínseco dos bípedes palmípedes, mas sim pelo teu acto vil e sorrateiro de profanares o recôndito da minha habitação, levando meus ovíparos à sorrelfa e à socapa. Se fazes isso por necessidade, transijo... mas se é para zombares da minha elevada prosopopeia de cidadão digno e honrado, dar-te-ei com a minha bengala fosfórica bem no alto da tua sinagoga, e o farei com tal ímpeto que te reduzirei à quinquagésima potência que o vulgo denomina de nada.

E o ladrão, confuso, diz:

-Doutor, afinal levo ou deixo os patos.....???

5 comentários:

Mi9uel disse...

Ah, esqueci-me de dizer que hoje em dia temos um digno representante do Grande Bocage.
Nem mais nem menos do que o Manuel Machado, ex treinador da "nossa" Briosa, que é célebre em inventar palavras.....

Anónimo disse...

Não importa o tema, mas o FUTEBOL tem que estar presente.

Anónimo disse...

Mesmo com esse entusiasmo todo por bolas, rectângulos relvados, homens em calções,
eu gosto muito do menino lindo :)

Anónimo disse...

Ó Tubarãozinho, o ladrão levou ou não os patos???
Beijinhos

Mi9uel disse...

Cara Amiga, penso eu que com a elevada prosopopeia linguística do "nosso" Bocage, o mais certo é terem-se reunido à mesa para saborear um excelente arroz de palmípedes, regado com um bom vinho de Palmela e rematado com as óptimas tortas de Azeitão...
Pelo menos era o que eu faria!!!!
Bjs e Abraços