quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Morreu o Homem da Guitarra


Les Paul morreu esta quinta-feira aos 94 anos, em Nova Iorque. O seu nome ficará para sempre ligado à história do rock´n´roll por ter criado a primeira guitarra eléctrica, no ano de 1941.
Nascido a 9 de Junho de 1915, Les Paul – cujo verdadeiro nome era Lester William Polfus – desde cedo revelou um talento raro para a música. Aos 13 já era guitarrista profissional de música country. Apesar de ter criado 11 singles que atingiram o topo da tabela de vendas e de ter conquistado 36 discos de ouro, foi com a criação de instrumentos musicais que Les Paul conquistou um lugar no Rock´n´Roll Hall of Fame. A sua primeira guitarra eléctrica data de 1941. No entanto, só na década de 1950 começou a comercializar as suas guitarras, numa altura em que a Telecaster – modelo criado pelo rival Leo Fender – já estava no mercado.
A sua morte foi sentida com pesar por muitas das estrelas do rock. Slash, antigo guitarristas dos Guns n´Roses, descreveu-o como «um homem excepcionalmente brilhante». Mick Jones, ex-The Clash diz que foi «o verdadeiro herói da guitarra».

Sem comentários: