sexta-feira, 14 de agosto de 2009

O Ladrão do Século XX


Desde cedo, ainda criança, sempre nutri especial admiração por aquelas personagens que povoavam o meu imaginário "fora-da-lei". Assim junto com os ídolos futebolísticos e musicais, normais da infância, era também fã daqueles "bandidos" que tinham uma certa aura de justiça social. Aqueles que roubavam os ricos para dar aos pobres, aqueles que roubavam ou enganavam o Estado todo poderoso. Atenção não confundir com Dias Loureiros e Oliveiras e Costas, pois esses são oportunistas e vigaristas sem escrúpulos!!!!!.
Dessa geração de foras-da-lei, tinha especial admiração pelo Robin Hood. Ok, tudo bem, a beleza da Lady Marianne ajudava e muito(...), pelo John Dillinger, famoso assaltante de bancos americano que ficou célebre por assaltar grandes entidades bancárias, a quem culpava da Grande Depressão nos Estados Unidos, e também pelo famoso pistoleiro Billy The Kid, rápido no manuseamento das armas mas de grande lealdade para com os amigos.
Por fim, havia outro que se chama Ronald Biggs e é famoso por ter assaltado o comboio-correio que se dirigia de Glasgow para Watford no dia 8 de Agosto de 1963. Assim, ele com alguns cúmplices levaram 2,6 milhões de libras (três milhões de euros), tendo sido o maior assalto na Grã-Bretanha até 1971. Só alguns anos mais tarde é que foi preso, no entanto consegui fugir da cadeia tendo andado longos anos pela Austrália, Panamá e Brasil, até que em 2001 decidiu voltar ao Reino Unido e entregar-se, para cumprir os 28 anos que ainda lhe faltavam cumprir.
Pois bem, agora o Ministro da Justiça britânico decidiu libertá-lo pois o seu estado de saúde agravou-se e os médicos não acreditam que haja muita esperança que possa recuperar.
Acredito que foi feita justiça, pois assim ele pode morrer em paz.

P.S.- É giro de contar, porque quando era criança, era normal os adultos perguntarem-me o que queria ser quando fosse grande. A minha resposta era invariavelmente que queria ser futebolista, mas... fora-da-lei.... Os anos passaram, no futebol ainda enganei um pouco, mas fora da lei nunca fui como comprova a minha boa relação com as finanças, como contribuinte, claro...

Sem comentários: