quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Tubarões no Algarve


Um tubarão-martelo com cerca de três metros foi avistado, na terça-feira, ao largo de Quarteira, pela tripulação de uma lancha da Marinha. A informação é avançada pela Agência Lusa, que cita fontes da Autoridade Marítima.
De acordo com a mesma fonte, o animal foi avistado a 4,5 milhas da costa (aproximadamente oito quilómetros), num mês em que já se registaram pelo menos mais dois avistamentos, na praia do Zavial, Vila do Bispo e na Fuseta, Olhão.
Na praia do Zavial, os banhistas foram mesmo aconselhados pelos nadadores salvadores a sair da água, conduta que é a correcta nestes casos.
«Como com qualquer animal selvagem deve evitar-se estar próximo dos tubarões e sair da água de forma calma», lembrando, contudo, que o animal costuma também afastar-se na presença de humanos.
De acordo com os biólogos, a presença de tubarões na costa portuguesa «é normal», pois sempre houve, e o que é «novidade» é o facto de estes se aproximarem da costa e os humanos os avistarem. «Os tubarões sempre estiveram cá mas não eram vistos», resume, acrescentando que existe uma rota migratória de tubarões com passagem pela costa portuguesa nesta altura do ano.

P.S. - Os meus "primos" tubarões, sabendo que já estou de malas aviadas para o Algarve, vão dando mostras da sua impaciência pela minha chegada :))))

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Parquímetro para....Prostitutas!!!!!


A cidade de Bonn, na Alemanha, criou um parquímetro só para prostitutas.
Esta cidade, quase única no mundo, já cobra impostos a quem trabalha nos bordéis e, agora, encontrou uma nova forma de receita, cerca de 200 mil euros ano, na prostituição de rua.
Para estarem na rua a trabalhar, as mulheres têm de inserir moedas no parquímetro e guardar consigo o ticket. Por noite pagam cerca de seis euros. O bilhete serve para mostrar às autoridades, se forem abordadas.

P.S. - É uma excelente fonte de financiamento para a C.M.C.  se começar a "taxar" as meninas que atacam na Av. Fernão de Magalhães. À consideração do sr. Presidente da Câmara.......

Crianças "Fenómeno" na Coreia do Norte


O regime da Coreia do Norte pouco deixa ver para o resto do Mundo - excepto algumas fugazes imagens do "supremo líder" Kim Jong-II. Mas por vezes há surpresas, como esta, num vídeo que corre Mundo através da Internet.
Cinco crianças norte-coreanas em idade pré-escolar mostram o seu talento num programa de televisão de "meninos prodígio", do género da que a televisão portuguesa também já transmitiu.
Esta interpretação perfeita da música "O nosso professor da creche" (em tradução livre) está a dar que falar no ciberespaço. Reproduzida vezes sem conta no YouTube, blogues e redes sociais, há quem admire a capacidade dos pequenos músicos, mas também são muitas as críticas de quem considera que estas crianças, para chegar a este nível, são obrigadas a abdicar da sua infância.
Um "concerto" fantástico ou arrepiante?

A Melhor Cidade do Mundo Para Viver



Com base numa combinação de ambiente e cuidados de saúde com cultura e infra-estruturas, a cidade canadiana de Vancouver está agora em primeiro lugar do 2011 Liveability Ranking, da revista “The Economist”, que anualmente elege a melhor cidade para viver.
No relatório anual da revista, a cidade costeira canadiana que acolheu os Jogos Olímpicos de Inverno 2010 conseguiu obter uma pontuação de 98% quando analisaram as condições de vida dos seus habitantes, nomeadamente em termos de estabilidade, cuidados de saúde, cultura, ambiente, educação e infra-estruturas.
Esta pontuação manteve-se invariável desde o ano passado, com uma diferença: a cidade australiana de Melbourne, que estava à frente de Vancouver, viu a sua pontuação reduzida, estando agora em segundo lugar.
Em terceiro lugar está a capital austríaca, Viena, e depois só aparece novamente uma cidade europeia (Helsínquia, capital da Finlândia) no top 10 em 6.º lugar.
Em 4.º e 5.º lugares voltam a aparecer duas cidades canadianas - Toronto e Calgary, respectivamente - e do 7.º ao 10.º lugar estão, por essa ordem, Sydney (Austrália), Perth (Austrália), Adelaide (Austrália) e Auckland (Nova Zelândia). A primeira cidade norte-americana é São Francisco (tinha que ser....), na 29ª posição, enquanto que Lisboa  se encontra na 57º posição do ranking.
No final da lista, das piores cidades para viver, também há poucas mudanças, com Harare (capital do Zimbabwe) a encabeçar este ranking dos últimos. A seguir aparece Daca (Bangladesh), como a segunda pior, e Port Moresby (Papua Nova Guiné) a fechar o top 3 das piores cidades. A seguir, do 4.º ao 10.º lugar (de pior para menos mau) estão, por esta ordem, Lagos (Nigéria), Argel (Argélia), Carachi (Paquistão), Douala (Camarões), Teerão (Irão), Dakar (Senegal) e, finalmente, Colombo (Sri Lanka).

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Entre As Mais Belas do Mundo


A estação de comboios de São Bento, no Porto, foi considerada uma das 14 mais belas do Mundo pela revista norte-americana Travel+Leisure. Os painéis de azulejos azuis e brancos (tinham que ser...:) de Jorge Colaço, que enchem as paredes desta estação da Linha do Norte, colocaram o edifício na mesma lista de outras paragens ferroviárias como a neoclássica Gare du Nord, em Paris, ou Atocha, em Madrid.
Na lista das 14 estações de comboio mais belas, a de São Bento é destacada pela sua fachada em pedra e telhados de mansarda, bem como pelos “20 mil esplêndidos azulejos” criados por Jorge Colaço e produzidos pela Fábrica Cerâmica Lusitana.
O projecto chegou às mãos do artista em 1905 mas só dez anos depois era apresentado ao público, que nas paredes da estação pode ver alguns episódios da história de Portugal como a entrada de D. João I no Porto, para celebrar o casamento com D. Filipa de Lencastre, ou o torneio de Arcos de Valdevez.
Além de São Bento, a Travel+Leisure destaca ainda a beleza da estação de Maputo, em Moçambique, a única do continente africano, bem como os jardins interiores da estação de Atocha, em Madrid, ou ainda as estações de Kanazawa, no Japão, a Southern Cross Station, em Melbourne, na Austrália, de Sirkeci, em Istambul, na Turquia, ou a neogótica S. Pancras International, em Londres.
Os Estados Unidos lideram a lista com três estações – a Union Station, em Los Angeles; a Union Station, em Washington; e a Grand Central Terminal, em Nova Iorque (que eu conheci). 

 P.S. - Pena é que esta belíssima estação coabite com ruas sujas, de cheiro a urina, com a desordem no trânsito e com a postura pouco civilizada dos táxis(tas). Infelizmente, é o estado da Baixa e da Ribeira do Porto...

Há Cem Anos Atrás



Há cem anos, o advogado e professor Manuel de Arriaga foi eleito o primeiro Presidente da República Portuguesa, cargo que ocupou durante quatro anos. Foi eleito a 24 de Agosto de 1911, mas resignou antes do final do mandato, a 26 de Maio de 1915, numa altura de grande instabilidade governativa.
Era oriundo de famílias aristocráticas e descendente de flamengos. O pai deixou de lhe pagar os estudos e deserdou-o. Trabalhou, dando aulas de inglês para poder continuar o curso. Formou-se em Direito. Foi advogado, professor, escritor, político e deputado. Foi também vereador da Câmara Municipal de Lisboa. Foi reitor da Universidade de Coimbra. Foi Procurador-Geral da República. Passou cinquenta anos da sua vida a defender uma sociedade mais justa. Com 71 anos foi eleito Presidente da República. Disse na sua tomada de posse:"Estou aqui para servir o país. Seria incapaz de alguma vez me servir dele...". Recusou viver no Palácio de Belém, tendo escolhido uma modesta casa anexa a este. Pagou a renda da residência oficial e todo mobiliário do seu bolso. Recusou ajudas de custo, prescindiu do dinheiro para transportes, não quis secretário, nem protocolo e nem sequer Conselho de Estado. Foi aconselhado a comprar um automóvel para as deslocações, mas fez questão de o pagar também do seu bolso. Este SENHOR era Manuel de Arriaga e foi o nosso primeiro Presidente da República Portuguesa. Como os tempos mudaram e os nossos políticos também...... para pior !!!!!!!!!!!

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Pobre País o Nosso.......



Eduardo Prado Coelho, antes de falecer (25/08/2007), teve a lucidez de nos deixar esta reflexão, sobre nós todos, por isso façam uma leitura atenta.


“A crença geral anterior era de que Santana Lopes não servia, bem como Cavaco, Durão e Guterres.
Agora dizemos que Sócrates não serve.
E o que vier depois de Sócrates também não servirá para nada.
Por isso começo a suspeitar que o problema não está no que foi Santana Lopes ou no que é o Sócrates.
O problema está em nós. Nós como povo.
Nós como matéria prima de um País.

Porque pertenço a um País onde a ESPERTEZA é a moeda sempre valorizada, tanto ou mais do que o euro.

Um País onde ficar rico da noite para o dia é uma virtude mais apreciada do que formar uma família baseada em valores e respeito aos demais.

Pertenço a um País onde, lamentavelmente, os jornais jamais poderão ser vendidos como em outros Países, isto é, pondo umas caixas nos passeios onde se paga por um só jornal E SE TIRA UM SÓ JORNAL, DEIXANDO-SE OS DEMAIS ONDE ESTÃO.

Pertenço ao País onde as EMPRESAS PRIVADAS são fornecedoras particulares dos seus empregados pouco honestos, que levam para casa, como se fosse correcto, folhas de papel, lápis, canetas, clips e tudo o que possa ser útil para os trabalhos de escola dos filhos... e para eles mesmos.

Pertenço a um País onde as pessoas se sentem espertas porque conseguiram comprar um descodificador falso da TV Cabo, onde se frauda a declaração de IRS para não pagar ou pagar menos impostos.

Pertenço a um País:

- Onde a falta de pontualidade é um hábito;

- Onde os directores das empresas não valorizam o capital humano.

- Onde há pouco interesse pela ecologia, onde as pessoas atiram lixo nas ruas e, depois, reclamam do governo por não limpar os esgotos.

- Onde pessoas se queixam que a luz e a água são serviços caros.

- Onde não existe a cultura pela leitura (onde os nossos jovens dizem que é 'muito chato ter que ler') e não há consciência nem memória política, histórica nem económica.

- Onde os nossos políticos trabalham dois dias por semana para aprovar projectos e leis que só servem para caçar os pobres, arreliar a classe média e beneficiar alguns.

- Pertenço a um País onde as cartas de condução e as declarações médicas podem ser 'compradas', sem se fazer qualquer exame.

- Um País onde uma pessoa de idade avançada, ou uma mulher com uma criança nos braços, ou um inválido, fica em pé no autocarro, enquanto a pessoa que está sentada finge que dorme para não lhe dar o lugar.

- Um País no qual a prioridade de passagem é para o carro e não para o peão.

- Um País onde fazemos muitas coisas erradas, mas estamos sempre a criticar os nossos governantes.

Quanto mais analiso os defeitos de Santana Lopes e de Sócrates, melhor me sinto como pessoa, apesar de que ainda ontem corrompi um guarda de trânsito para não ser multado.

Quanto mais digo o quanto o Cavaco é culpado, melhor sou eu como português, apesar de que ainda hoje pela manhã explorei um cliente que confiava em mim, o que me ajudou a pagar algumas dívidas.

Não. Não. Não. Já basta.

Como 'matéria prima' de um País, temos muitas coisas boas, mas falta muito para sermos os homens e as mulheres que o nosso País precisa.

Esses defeitos, essa 'CHICO-ESPERTERTICE PORTUGUESA' congénita, essa desonestidade em pequena escala, que depois cresce e evolui até se converter em casos escandalosos na política, essa falta de qualidade humana, mais do que Santana, Guterres, Cavaco ou Sócrates, é que é real e honestamente má, porque todos eles são portugueses como nós, ELEITOS POR NÓS. Nascidos aqui, não noutra parte...

Fico triste.

Porque, ainda que Sócrates se fosse embora hoje, o próximo que o suceder terá que continuar a trabalhar com a mesma matéria prima defeituosa que, como povo, somos nós mesmos.

E não poderá fazer nada...

Não tenho nenhuma garantia de que alguém possa fazer melhor, mas enquanto alguém não sinalizar um caminho destinado a erradicar primeiro os vícios que temos como povo, ninguém servirá.

Nem serviu Santana, nem serviu Guterres, não serviu Cavaco, nem serve Sócrates e nem servirá o que vier.

Qual é a alternativa ?

Precisamos de mais um ditador, para que nos faça cumprir a lei com a força e por meio do terror ?

Aqui faz falta outra coisa. E enquanto essa 'outra coisa' não comece a surgir de baixo para cima, ou de cima para baixo, ou do centro para os lados, ou como queiram, seguiremos igualmente condenados, igualmente estancados... igualmente abusados!

É muito bom ser português. Mas quando essa portugalidade autóctone começa a ser um empecilho às nossas possibilidades de desenvolvimento como Nação, então tudo muda...

Não esperemos acender uma vela a todos os santos, a ver se nos mandam um Messias.

Nós temos que mudar. Um novo governante com os mesmos portugueses nada poderá fazer.

Está muito claro... Somos nós que temos que mudar.

Sim, creio que isto encaixa muito bem em tudo o que anda a acontecer-nos:

Desculpamos a mediocridade de programas de televisão nefastos e, francamente, somos tolerantes com o fracasso.

É a indústria da desculpa e da estupidez.

Agora, depois desta mensagem, francamente, decidi procurar o responsável, não para o castigar, mas para lhe exigir (sim, exigir) que melhore o seu comportamento e que não se faça de mouco, de desentendido.

Sim, decidi procurar o responsável e ESTOU SEGURO DE QUE O ENCONTRAREI QUANDO ME OLHAR NO ESPELHO.

AÍ ESTÁ. NÃO PRECISO PROCURÁ-LO NOUTRO LADO.

domingo, 21 de agosto de 2011

O Homem do Bigode


Na última quarta-feira, no Camp Nou, nasceu mais uma "estrela". Não falamos de um avançado que tenha marcado um golo decisivo ou de um guarda-redes que tenha defendido um penálti, até porque todos os jogadores de Real Madrid e Barcelona já são "estrelas" de dimensão planetária.
O Barcelona-Real Madrid para a Supertaça espanhola já estava quase no fim, o Barça ia conquistar mais um título. Marcelo tem uma entrada dura sobre Cesc Fábregas, é expulso e gera-se uma confusão nos bancos das duas equipas. José Mourinho mete o dedo no olho de Tito Vilanova, adjunto de Pep Guardiola, e, entre os dois, está um homem de bigode, com um ar tão impassível, quase aborrecido, e tão deslocado do ambiente que as imagens dos incidentes até parecem montagem.
Esta espécie de Borat catalão trata-se de Francesc Satorra responsável pelas entradas nos balneários do Camp Nou e foi um anónimo empregado do Barcelona nos últimos 30 anos. Mas com as redes sociais, pouco tempo depois do jogo já era uma celebridade, com páginas no Facebook e milhares de referências no Twitter como "el del bigote" (o do bigode).
Já existem t-shirts à venda na internet com a figura desta catalão impassível com bigode generoso e cabelo denso e impecavelmente penteado e gravata às riscas, e já se fazem montagem com a sua cara em diversas fotografias: "el tio del bigote" com Barack Obama, como astronauta, como Elvis Presley, como Borat, Aznar. As possibilidades são infinitas.

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

A Desmistificação da Cerveja.

Como já estou de  fim de semana é de todo pertinente falar sobre o fiel companheiro do tremoço e do amendoim : a cerveja.
À semelhança do tremoço, durante o império romano a cerveja era considerada a bebida das classes mais desfavorecidas e dos bárbaros (será do efeito???), pois nesta época era o vinho que fazia o deleite das elites.
Curioso é também o facto de a cerveja ser a bebida alcoólica menos calórica – uma imperial tem cerca de 70 kcal - e estar constantemente a ser conotada com a célebre “barriguinha”. Pois bem, a maioria das bebidas alcoólicas adquire o seu valor calórico através da quantidade de álcool, e de açúcar.
Não tendo a cerveja açúcar e sendo a bebida alcoólica mais pobre neste calórico nutriente (um grama de álcool fornece quase tantas calorias quanto um grama de gordura) é fácil perceber que não será certamente pelo consumo moderado de cerveja que a barriguinha vai ficando proeminente.
Assim está desmistificada a ideia que beber cerveja faz barriga !!!!!!

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Pulp em Paredes de Coura


Dez anos depois do fim dos Pulp eles regressam como os reis que nunca conseguiram ser. É que dez anos depois os putos que os ouviam cresceram - no entanto aquelas canções aguentaram o peso da idade. Ao contrário de, hummm, uns tais Oasis.....
Porque se trata de Jarvis Cocker e seus muchachos podemos dar-nos a exageros, subjectividades avulsas, afirmações grandiloquentes da treta. Por isso, é com muita alegria que se afirma que: o regresso dos Pulp aos palcos - este 18 de Agosto estão em Paredes de Coura - mesmo sem novas canções, foi a melhor notícia que os melómanos formados nos anos 1990 receberam na última década.
Há uma certa justiça poética nisto: é que em 1994, antes de editarem "His'n'Hers", ninguém dava um pataco furado pelos Pulp. Mesmo durante a febre da britpop, ali em meados dos anos 90, quando Cocker e comparsas debitavam single perfeito atrás de single perfeito nunca foram eles a estar no centro das atenções, divididas que estavam as ondas hertzianas entre os Blur (herdeiros dos Kinks) e os Oasis (herdeiros de um monte de entulho !!!).
Por isso é engraçado que dez anos após fecharem oficialmente as portas, os Pulp sejam olhados com uma reverência que não se atribui aos restantes dos idos de 90. Em parte porque quem com eles cresceu ficou órfão do único tipo que lhes tinha dito: "Não faz mal tropeçar nos atacadores, não faz mal usar as camisas rosa choque da irmã, não faz mal entrar em casa da vizinha para roubar os soutiens do cesto da roupa suja, levá-los para casa e cheirá-los". O tipo que lhes tinha dito: não faz mal ser anormal - mesmo que no fundo queiras ser normal.
É nisto que reside a ascendência de Jarvis Cocker sobre todos os outros : muitos tinham canções, mas só ele tinha grandes canções que legitimavam o desconforto, o não saber como abordar uma rapariga, a falta de gosto a vestir, os complexos de inferioridade, and so on.....
São dez anos de orfandade, dez anos em que a geração que idolatrou o senhor C. cresceu, não arranjou emprego fixo - o que é muito Pulp -, se calhar aprendeu a vestir-se um pouco melhor e com sorte sacou uma garota e teve filhos.

Excerto da excelente crónica de João Bonifácio in "Ípsilon, do Público".

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Estátua da Liberdade em Obras



A Estátua da Liberdade, em Nova Iorque, vai encerrar ao público durante um ano para ser submetida a trabalhos de renovação, cujo custo está estimado em cerca de 27,25 milhões de dólares (19,15 milhões de euros).
O anúncio dos trabalhos de renovação foi feito quarta-feira pelo Secretário dos Assuntos Internos, Ken Salazar. A Estátua vai manter-se aberta ao público até 28 de Outubro encerrando depois para os trabalhos de renovação que incluem novos sistemas de incêndio, elevadores e casas de banho do monumento.
Símbolo de Nova Iorque, a Estátua da Liberdade foi um dos monumentos nacionais encerrado aquando dos atentados de 11 de Setembro, e na reabertura ao público a 4 de Julho passou a ter um número de visitas diárias controlado.
A Estátua da Liberdade foi construida no ano 1886 e foi uma oferta da França aos EUA.

Foto minha com a própria e com uma réplica humana, na Liberty Island, NY.

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Frank Sinatra "Renasce" no Metro de NY



Gary Russo está a aproveitar as horas de almoço para, do meio da rua, cantar algumas canções de Frank Sinatra. É uma forma de compensar a poluição sonora provocada pela construção da linha de metro da Segunda Avenida, em Nova Iorque, onde trabalha.
Um colega filmou-o, partilhou o vídeo no YouTube e em poucos dias, o homem de 50 anos foi visto online por mais de 600 mil pessoas.
Fantástico!!!!

Aconteceu em Melilla



A Guarda Civil de Melilla, uma cidade autónoma espanhola, encontrou, na terça-feira, um imigrante marroquino dentro de um saco de desporto, quando tentava embarcar em direcção a Espanha.
O homem foi encontrado quando um agente observou "um leve movimento" num dos sacos que seguiam na mala do carro, enquanto realizava o registo dos veículos que iam embarcar rumo a Espanha.
No automóvel seguia ainda outro homem, parente do imigrante encontrado na bagageira, a mulher e o filho. De acordo com o "El Mundo", o imigrante apresentava "sintomas de desorientação, nervosismo e respiração agitada". "Estava completamente contorcionado". Ainda assim, não necessitou de assistência médica.

P.S. - Já vi tinha visto gente "debaixo" de autocarros e de bancos dos carros, até gente dentro de sofás , mas dentro de um saco, nunca.......

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

30 Anos de MTV



1 de Agosto de 1981, parece que foi ontem mas a verdade é que já passaram 30 anos.
Três décadas de música, vídeos, prémios, entrevistas. Três décadas de Music Television, que é como quem diz MTV. Nas primeiras horas do primeiro dia do mês de Agosto, a contagem decrescente para o lançamento do Apollo 11 à Lua marcou o início de uma nova era na música. Ouviu-se um "Ladies and gentlemen, rock 'n' roll" e a seguir os Buggles abriram as hostes com “Video Killed the Radio Star”.
E desde então a música já não era só ouvida mas também vista.