quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Tubarões no Algarve


Um tubarão-martelo com cerca de três metros foi avistado, na terça-feira, ao largo de Quarteira, pela tripulação de uma lancha da Marinha. A informação é avançada pela Agência Lusa, que cita fontes da Autoridade Marítima.
De acordo com a mesma fonte, o animal foi avistado a 4,5 milhas da costa (aproximadamente oito quilómetros), num mês em que já se registaram pelo menos mais dois avistamentos, na praia do Zavial, Vila do Bispo e na Fuseta, Olhão.
Na praia do Zavial, os banhistas foram mesmo aconselhados pelos nadadores salvadores a sair da água, conduta que é a correcta nestes casos.
«Como com qualquer animal selvagem deve evitar-se estar próximo dos tubarões e sair da água de forma calma», lembrando, contudo, que o animal costuma também afastar-se na presença de humanos.
De acordo com os biólogos, a presença de tubarões na costa portuguesa «é normal», pois sempre houve, e o que é «novidade» é o facto de estes se aproximarem da costa e os humanos os avistarem. «Os tubarões sempre estiveram cá mas não eram vistos», resume, acrescentando que existe uma rota migratória de tubarões com passagem pela costa portuguesa nesta altura do ano.

P.S. - Os meus "primos" tubarões, sabendo que já estou de malas aviadas para o Algarve, vão dando mostras da sua impaciência pela minha chegada :))))

2 comentários:

Anónimo disse...

Leva o guarda chuva... :( Boas férias, bjs

Mi9uel disse...

Espero bem que não, apesar das previsões para esta semana não serem boas. Obrigado. Bjs