sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Nasceu neste dia...



Rigoberta Menchú - (Uspantán, Guatemala, 9 de Janeiro de 1959 - ) é uma indígena guatemalteca do grupo Quiché-Maia. Foi premiada com o Nobel da Paz em 1992, pela sua campanha pelos direitos humanos, especialmente a favor dos povos indígenas, sendo Embaixadora da Boa-Vontade da UNESCO e vencedora do Prémio Principe das Astúrias.
O Nobel foi-lhe outorgado em reconhecimento aos seus trabalhos por justiça social e reconciliação étnico-cultural baseado no respeito pelos direitos dos povos indígenas, coincidindo com o quinto centenário da chegada de Cristóvão Colombo à América e com a declaração de 1993 como Ano Internacional dos Povos Indígenas.
Na leitura do prémio, reinvindicou os direitos históricos negados aos povos indígenas e denunciou a perseguição sofrida desde a chegada dos europeus ao continente americano, momento em que destruiu uma civilização plenamente desenvolvida em todo os âmbitos do conhecimento; finalmente, reflectiu pela necessidade de paz, desmilitarização e justiça social no seu país, assim como o respeito pela natureza e a igualdade para as mulheres.


Mural em São Francisco, California

Sem comentários: