quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Fim dos REM



A banda REM, liderada por Michael Stipe anunciou a sua separação hoje, num comunicado oficial divulgado no site do grupo na internet.
Trinta anos e 15 discos depois, a banda norte-americana de Athens, na Geórgia, composta por Michael Stipe (vocalista), Mike Mills (baixista) e Peter Buck (guitarrista), informou os fãs que chegou ao fim.
"Decidimos colocar um fim à banda. Despedimo-nos com um grande sentido de gratidão, de propósito e de deslumbramento por tudo o que conseguimos. A todos os que alguma vez se sentiram tocados pela nossa música, o nosso profundo agradecimento por nos ouvirem".
O primeiro episódio a marcar a história dos REM remonta a Janeiro de 1980, ao interior de uma loja de discos, em Athens, no Estado da Georgia. Peter Buck, que trabalhava ali, e Michael Stipe, um cliente assíduo e devorador de artistas como Patti Smith, Velvet Underground e Television, descobriram que partilhavam preferências musicais. “Eu andava a comprar todos os discos que [o Buck] estava a guardar para ele”, disse Stipe à edição de Inverno de 1983 da Alternative America
Pouco tempo depois, na Universidade da Georgia, os dois melómanos conheciam Mike Mills e Billy Berry - futuros membros da banda, que já tocavam juntos desde a escola secundária. O primeiro concerto do quarteto teve lugar numa festa de aniversário de um amigo a 5 de Abril de 1980 numa antiga igreja episcopal.
O resto da história já todos nós conhecemos.

P.S. - Tive oportunidade de vê-los ao vivo, em Junho de 1999 no Pavilhão Atlântico, num concerto pró fracote, em que acima de tudo valeu pela primeira parte dos Suede.

Sem comentários: