terça-feira, 20 de setembro de 2011

Regresso da Cultura Mod


 Já alguma vez ouviram falar no movimento Mod?
Pois se nunca ouviram falar e sentem alguma curiosidade podem agora satisfazê-la na exposição Our Favourite Mod Shop. Uma ideia que surgiu e se formou através de um convite da escola Restart ao Vespa Gang Mod Club, que assinala dois anos de festas no mês de Outubro.
Há um ano atrás, num jantar/encontro de alguns fãs da cultura Mod, foi anunciada a preparação de uma revista de música  com uma reprodução da capa do álbum "Our Favourite Shop" dos The Style Council, a banda dos anos 80 do modfather Paul Weller. Essa reprodução resultou mais tarde numa exposição inserida no Cascais Mod Weekend. Uma ideia que se repercutiu agora numa original exposição na Restart. Uma mostra que retrata toda a história do movimento Mod através de textos, imagens, filmes, roupa, discos e toda uma parafernália que veste e retrata este movimento. 
Mod é o diminutivo de modernista. Embora com raízes musicais, sociais e culturais no final da 2ª Guerra Mundial, foi no início da década de 60 que este movimento explodiu em forma de contra-cultura em plena swinging London.
Numa mistura de estilo e rebeldia, os mods começaram a sair à rua numa necessidade imperiosa de quebrar todas as regras e expandir toda a adrenalina nas pistas de dança. A necessidade de sair à noite para estar com os amigos e ouvir boa música num ritual premeditado. 1º passo: escolher a roupa criteriosamente, 2º passo: sair de casa na Vespa, 3º passo: dançar desenfreadamente all night long. 
Nesta exposição todas as heranças desta cultura serão desvendadas, sem esquecer o seu veículo de eleição, a Vespa e as festas do Vespa Gang Mod Club.

Sem comentários: