quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Haka


A Haka, uma dança aborígena popularizada pela selecção neozelandeza de rugby "All Blacks" para intimidar os adversários, foi devolvida á sua tribo maori originária, de forma a protegê-la de qualquer exploração comercial.
O Governo da Nova Zelândia devolveu os direitos de imagem e de propriedade intelectual sobre o Haka "Ka Mate", á tribo Ngati Toa.
A iniciativa forma parte de uma campanha para compensar os maoris de todos os abusos cometidos contra eles pelos colonos britânicos, que chegaram ao território a partir do século XIX.
Além disso, a tribo Ngati Toa, receberá uma indemnização de 64 milhões de dólares e terrenos próprios nas duas principais ilhas do Arquipélago.
A tribo levava dez anos a tentar, sem êxito, registar a marca da sua dança para poder cobrar direitos sobre ela, nas diversas campanhas publicitárias protagonizadas pela equipa de rugby "All Blacks".

Nota - Apesar desta decisão, felizmente a dança continuará a ser utilizada pelos "All Blacks" antes dos encontros, já que é a sua imagem de marca e é considerada património nacional.

Sem comentários: