domingo, 15 de novembro de 2009

Chegada a New Orleans





Após 10 horas de viagem de carro, chegámos finalmente à maravilhosa cidade de New Orleans, situada no Estado da Louisiana.
A viagem decorreu sem problemas. Passámos ao largo de Houston, que me pareceu uma cidade fantástica, para então percorrermos todo o Estado do Texas até chegar ao Estado da Louisiana. À medida que nos íamos aproximando da Louisiana, íamo-nos apercebendo que saíamos do Estado mais rico dos EUA para entrar no Estado mais pobre.
As paisagens pelo caminho são lindíssimas, em que o esplendor foi a cidade de Baton Rouge, capital do Estado da Louisiana e banhada pelo Rio Mississipi, onde passámos ao pôr do sol, o que pintou nos nossos olhos um belo e colorido bilhete postal.
Chegados a New Orleans, e após alguns percalços habituais de quem não conhece os sítios, encontrámos então o hotel onde ficaremos alojados.
Este fica no famoso French Quarter, zona histórica da cidade e que fica pertinho da Downtown e da concorrida Bourbon Street. Esta última é a zona noctívaga da cidade e foi onde parámos à noite para beber um copo. Eu nunca tinha assistido a uma noite de diversão com esta dimensão. São centenas de pessoas numa rua, ladeadas por bares, e em que nas varandas estão pessoas (dentro dos bares) que vão atirando colares a quem passa pela rua. Em troca, reza a tradição, apenas pedem que alguém mais bebido lhes mostre os seios. Escusado será dizer que vi de tudo, mulheres novas e velhas, homens e putos tudo a troco dum mero colar a mostrarem os seios e... até o rabo.... para gáudio dos voyeurs.......
Nos bares, sempre cheios, estão invariavelmente bandas a tocar ao vivo, desde jazz até heavy metal (!!!), e o ambiente é de perfeita loucura. Tipo uma grande queima das fitas numa rua, tal a animação. Nós optámos por um bar ao ar livre, onde assistimos a uma performance de um quinteto de jazz, (duns senhores já de idade respeitável), mas que deram um autêntico espectáculo na arte de bem cantar e tocar jazz.
A noite, para nós, acabou por volta das 02h30 da manhã pois o corpo já pedia descanso, da viagem longa e cansativa do dia, mas a animação prometia continuar....
Apesar de nas ruas, à noite, haver muita gente e vigilância policial, no hotel foi-nos aconselhado utilizar apenas um rua mais central para evitar qualquer surpresa, pois por aqui existem muitos assaltos aos turistas mais incautos.
Hoje de manhã ficámos a dormir até mais tarde e depois fomos então almoçar na zona do Mercado de New Orleans, onde na rua existem autênticas galerias de arte, tal o número de pinturas naif que se vendem ao ar livre ( e eu que adoro este tipo de pintura, garrida e muito colorida e com motivos urbanos e musicais).
A cidade respira música e esta está em todo o lado, seja com autênticas bandas de rua, de 10 elementos, seja com um one man show que acompanhado de um qualquer instrumento faz a festa, manda os foguetes, apanha as canas e...... pede a tip (gorjeta, claro....).
Pela pequena amostra da cidade até agora, não tenho dúvidas em achar que foi das cidades mais bonitas que conheci, (apesar de haver sítios ainda deteriorados, fruto do Furacão Katrina certamente) e animada em que alguma fez estive.
E eu já estive em NY, Sao Francisco e Barcelona..... Cidade Realmente Fantástica!!!!

P.S. - Hoje esteve aqui um maravilhoooosoooo dia de Verão com muito calor e sol, a contrastar com a chuva e frio que está por aí. Digo isto só para vos meter inveja......


Beijos e Abraços

10 comentários:

Unknown disse...

Estás numa cidade mítica e de referência na história e cultura da América. Ponto de desembarque de escravos e de culturas, onde o Jazz, os Blues (e, por consequência o Rock) nasceram realmente. Storyville, a inbfluência dos criolos (mestiços) e muito mais haverá para ver e contar. Para alguém como eu que estuda essa realidade há anos e que gosta de Jazz, de Blues e de toda a cultura nascida no delta do Mississipi, estas crónicas são um must. Força na imagem e na prosa que continua óptima. Boa viagem e bons posts ("…algures nos EUA…").

Gasparito disse...

A vida ás vezes, não é justa.
Uns, com um calor do caraças, a curtirem por cidades fantásticas, outros, debaixo de chuva constante, a trabalhar.
Vou-me queixar ao Sindicato.

Continuação de boas férias !!!
Quando chegas ???

Um abraço.

Mi9uel disse...

Caro Rui , sem duvida que esta cidade respira historia e musica por todo o lado...
Nao te preocupe que estou feito um verdadeiro japones, tantas as fotos que tenho tirado.
Grande Abraco

Mi9uel disse...

Caro Gasparito, o Sindicato percebera certamente a minha situacao, pois estas sao verdadeiramente as minhas ferias grandes, portanto e justo ter bom tempo...
Estou ca em New Orleans ate quinta-feira e depois regresso a San Francisco. O regresso definitivo a Coimbra sera no Sabado para meu desgosto.
Grande Abraco

Miguel Marta disse...

Olá Miguel, quem te escreve este comentário é o Miguel, o filho do "Jorginho".
Gostei muito de ver o teu blog, acho que está engraçado e intressante. Espero que as tuas férias estejam a correr bem. Aproveito este comentário para divulgar o meu blog que é : www.migrodmarta.blogspot.com , passa por lá e comenta.

Miguel Marta

Mi9uel disse...

Miguelinho, bem vindo a este espaco.Obrigado pelos elogios, vindos do filho do teu pai sao sinceros!!!
Certamente que irei ver o teu blogue e comentar.
1 Abraco

Carlos Cunha disse...

Saudações da rua de Moçambique e portistas.

Está numa cidade que ue adoraria estar, sei pelo Octávio e agora por ti que a cidade é louca e diferente com uma noite espectacular, mas vá lá não faças nada que ue não...,
tenho acompanhado a tua viagem com muita inveja mas tu mereces.
Um abraço
Cunha
PS. Já agora, traz um bocado de sol e se não for pedir muuito umas loucas mas boas nunca te esqueças acima de tudo "boas"

Zé Abreu disse...

Espero que te encontres bem, tal como o teu irmão.
Devo-te dizer que em Portugal estao 30º de temperatura e estou na praia a enviar-te esta mensagem. Em Figueira City, isto por aqui também é bonito, e ao contrário dos Estados Unidos, temos cá baleias fora de água. xD

Um grande Abraço

José Abreu (Segurança Social, caso conheças outro)

Mi9uel disse...

Ze Cunhal, saudacoes daqui da terra do jazz e do blues e tambem...do voodoo....
Acredito que tambem gostarias de ca estar para poderes disfrutar desta cidade maravilhosa. No entanto nao te preocupes pois a "nossa" rua de Mocambique esta aqui bem representada.
Grande Abraco

Mi9uel disse...

Amigo Abreu, bem vindo a este espaco. Como e obvio acredito que esta um tempo de Verao na Figueira City... Brincalhao...
Para eu estar aqui a gozar, certamente que alguem estara a trabalhar... Paciencia.
Grande Abraco