quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Últimos Dias Em São Francisco - Alcatraz





Os dois últimos dias que passei em São Francisco ficaram reservados para visitar locais que ainda não tinha tido oportunidade de ver. Assim a Sexta - Feira de manhã foi passada numa ida de barco até à famosa Ilha de Alcatraz, mundialmente conhecida pela sua antiga prisão de alta segurança.
A Ilha dista cerca de 15 minutos da cidade e está localizada no meio da baía de São Francisco com uma bela vista sobre o porto (Fisherman´s Warf).
O trajecto foi feito de barco, carregado de turistas ávidos por conhecer esse sítio mítico que a indústria de Hollywood ajudou a celebrizar.
A Ilha de Alcatraz foi uma base militar de 1850 a 1930. Posteriormente, foi adquirida pelo Departamento de Justiça dos EUA, em Outubro de 1933, quando sofreu a conversão.
Em Janeiro de 1934, foi re-inaugurada como uma Prisão Federal. Durante seus 29 anos de existência, a prisão alojou alguns dos maiores criminosos norte-americanos, como Al Capone, Robert Franklin Stroud (o Birdman of Alcatraz), e Alvin Karpis.
A prisão foi fechada em 21 de Março de 1963, devido ao seu alto custo de manutenção, e ao facto de que não garantia uma total segurança, em relação às prisões mais modernas. Era mais fácil e mais barato construir uma prisão nova do que melhorar as condições de Alcatraz.
Durante 29 anos, a prisão de Alcatraz nunca registrou oficialmente fugas bem sucedidas de prisioneiros. Em todas as tentativas, os fugitivos foram mortos ou afogavam-se nas águas da baía de São Francisco. Três fugitivos, Frank Morris, e os irmãos John e Clarence Anglin, desapareceram das sua celas em 11 de Junho de 1962. Somente algumas provas foram encontradas, e elas levam a crer que os prisioneiros morreram, mas, oficialmente, ainda estão listados como desaparecidos e provavelmente afogados.
Em 1979 foi feito um filme sobre essa fuga com Clint Eastwood chamado "The Great Escape from Alcatraz".

3 comentários:

Anónimo disse...

MIGUELITO, JA FOSTE A SITIOS ONDE EU NUNCA HEI-DE IR.ÉS UM CAMPEÃO. GRANDE FAMILIA !!!

Mi9uel disse...

Grande João, o meu vizinho favorito... É verdade, nem eu pensava em andar por aqui.
Grande Abraço.

Anónimo disse...

great information you write it very clean. I'm very lucky to get

this details from you.